
A Tempestade do Século (The Storm of the Century) é uma minissérie de terror e fantasia lançada em 1999, dirigida por Craig R. Baxley e baseada em um roteiro original de Stephen King. A história se passa em 1989, na minúscula ilha de Little Tall, um local prestes a enfrentar uma das piores nevascas de todos os tempos. Seus habitantes são unidos e se preparam para o evento com a ajuda mútua, montando um abrigo para enfrentar o clima hostil em segurança.
Porém, o pacato vilarejo recebe a visita de um forasteiro que bate à porta de Martha Claredon (Rita Tuckett) e a assassina brutalmente. Um adolescente que passa pelo local presencia a cena do crime, e Robbie Beals (Jeffrey DeMunn), o administrador da cidade, vai até a casa da idosa. Lá, ele encontra o assassino, o enigmático Andre Linoge (Colm Feore), que se entrega sem resistência. Mike Anderson (Tim Daly), gerente do mercado e também policial local, realiza a prisão e o leva para uma cela. Linoge é direto: “Me deem o que quero, e eu vou embora.”
Mas o que exatamente esse homem, cuja natureza claramente não é humana e que tem a capacidade de expor os piores “pecados” das pessoas, poderia querer? À medida que a tempestade se intensifica, mortes misteriosas começam a acontecer, e os habitantes da ilha precisam se unir – tentando, ao mesmo tempo, não entrar em conflito uns com os outros. É o egoísmo enfrentando o conceito do “bem maior”.
Diferente de muitas adaptações, esta minissérie foi escrita especialmente por Stephen King para a televisão, o que o próprio autor chamou de um “romance para TV”. O livro com o roteiro foi publicado pouco antes da exibição, em fevereiro de 1999, no canal ABC. A Tempestade do Século conta com três episódios, totalizando 257 minutos.
Quem conhece essas minisséries de Stephen King da época – como Uma Fenda no Tempo (1995) e O Iluminado (1997) – sabe exatamente o clima que elas têm: um clima de mistério que se desenvolve lentamente, com toques de horror aqui e ali. Assim como nas obras mencionadas, A Tempestade do Século é marcante e característica, tanto visualmente quanto em termos de roteiro, e cumpre bem o papel de entreter o espectador.
Colm Feore está excelente no papel de Linoge, assim como Tim Daly, e a direção de Craig R. Baxley é competente. Gosto bastante da obra, não só pela sensação nostálgica, mas porque tudo nela parece gritar “STEPHEN KING DOS ANOS 1990″ em letras neon garrafais. A ambientação restrita a poucos locais da ilha, o clima gelado e a sensação de isolamento conferem à minissérie um tipo de “conforto estranho”. Vale muito a pena conferir. Atualmente, a minissérie está disponível completa e dublada no YouTube.
Nota: 👻👻👻👻👻








Deixe um comentário