ree

O primeiro lido do ano foi o livro Com Sangue (If It Bleeds), de Stephen King. Trata-se de uma coletânea composta por quatro histórias, publicada originalmente em 2020, com versão brasileira da Suma no mesmo ano, traduzida por Regiane Winarski.

O Telefone do Sr. Harrigan

A primeira delas é O Telefone do Sr. Harrigan, que ganhou uma adaptação da Netflix em 2022. A história é sobre Craig, uma criança órfã de mãe que vive com o pai em uma pequena cidade. Devido à sua excelente leitura, Craig começa a trabalhar algumas horas por dia para um empresário aposentado, o Sr. Harrigan, desenvolvendo uma amizade entre eles. Seu trabalho é basicamente ler livros para o idoso, que vive em uma mansão com apenas dois empregados.

O velho é rico, mas não é adepto de tecnologias. Contudo, fica encantado com um iPhone dado por Craig, comprado com o dinheiro ganho em uma das raspadinhas que recebe de presente do Sr. Harrigan. Acontece que o homem é de idade bem avançada e, eventualmente, acaba morrendo. Porém, mantém uma espécie de conexão com Craig através do telefone.

Jaeden Martell (Craig) e Donald Sutherland (Sr. Harrigan) na adaptação
Jaeden Martell (Craig) e Donald Sutherland (Sr. Harrigan) na adaptação

Eu já tinha assistido à adaptação antes de ler o conto. Gostei do filme, apesar de ter achado um pouco arrastado, mas a leitura foi muito melhor, com certeza. Adorei o conto e os vários detalhes que não são mostrados no filme.

Nota: 👻👻👻👻


A Vida de Chuck

Em seguida, temos A Vida de Chuck, uma história dividida em três atos. No primeiro (que cronologicamente é o último), somos apresentados a Marty, um professor literário vivendo em um mundo à beira do colapso. Ao dirigir para casa, ele vê um outdoor de agradecimento a Charles Krantz pelos seus 39 anos. Embora peculiar, ele vê o anúncio como uma homenagem a algum funcionário da cidade que se aposentou. Só que as coisas começam a ficar ainda mais estranhas quando as homenagens parecem estar em todo lugar. Quem seria essa figura misteriosa?

Tom Hiddleston no papel de Charles "Chuck" Krantz
Tom Hiddleston no papel de Charles “Chuck” Krantz

Esse conto foi o meu favorito do livro. Toma rumos inesperados, é triste e divertido ao mesmo tempo. A história ganhou uma adaptação que será lançada em junho de 2025, com Tom Hiddleston no papel de Charles “Chuck” Krantz e Chiwetel Ejiofor no papel de Marty. A direção e o roteiro são de Mike Flanagan. Confesso que fiquei bem empolgada para assistir a esse (mas não deveria).

Nota: 👻👻👻👻👻[💜]


Com Sangue

A terceira história é a novela de suspense sobrenatural que dá título ao livro, Com Sangue, que traz a personagem Holly Gibney, aquela da trilogia Mr. Mercedes. Aqui, a detetive particular está no encalço de um terrorista que detonou uma bomba em uma escola, matando várias pessoas, incluindo crianças.

Gostei da história, porém não li na ordem correta. Acontece que essa novela é relacionada com um caso anterior de Holly, do romance Outsider (2018). Não ter lido Outsider antes não estraga a experiência, pois Com Sangue é autoexplicativo, mas acaba dando spoilers da outra obra.

Inclusive, Outsider foi adaptado em forma de minissérie, lançada em 2020 (a qual estou assistindo e em breve comento aqui), disponível no streaming HBO Max.

Nota: 👻👻👻👻


Rato

Por fim, temos o conto Rato, o mais curto dessa coletânea. Drew Larson é um escritor que nunca foi capaz de lançar um romance, apenas contos. Sua tentativa anterior quase o levou à loucura, por isso sua esposa, Lucy, recebe com preocupação a notícia de que seu marido deseja passar algumas semanas na cabana isolada da família, a fim de escrever seu primeiro romance completo, um faroeste.

Para Drew, que sente ter a história bem delineada na cabeça, esse breve retiro parece ser a oportunidade ideal para compor o livro. Por fim, não sem relutância, Lucy concorda, permanecendo em casa com os dois filhos do casal. Após uma viagem de quatro horas de carro, o escritor chega à cabana e dá início à escrita. Porém, em poucos dias, é acometido por uma espécie de gripe. A situação piora quando a região é atingida por uma forte tempestade, e o autor se depara com um personagem peculiar.

Esse foi o único do livro que não me agradou muito. Além do protagonista ser um completo imbecil, a história em si é fraquinha. Alguns elementos no final foram bem legais, mas o resto foi um pouco arrastado, especialmente quando o personagem pensava sobre o livro (definitivamente não gosto de faroeste). Parece que vai rolar uma adaptação estrelada e dirigida pelo Ben Stiller (de acordo com site Deadline). 

Nota: 👻👻

Nota geral: 👻👻👻👻

Deixe um comentário